pneumologia
As doenças respiratórias são as maiores causas de internação e procura de emergência pediátrica.
O pneumopediatra cuida das doenças de todo trato respiratório, tratando sintomas como tosse, falta de ar, chiado no peito e coriza persistente, prevenindo novas crises e o risco de internação.
Principais doenças atendidas
Tosse
Uma das queixas mais comuns no consultório e na emergência, a tosse é sintoma de várias doenças e deve ser sempre avaliada, principalmente se apresentar persistência ou se a piora está relacionada a algum momento do dia ou atividade.
Asma / Bronquite
A asma e a bronquite são causadas por processo inflamatório nas vias aéreas. A asma é uma doença crônica, podendo ser alérgica ou não, já a bronquite é causada por um processo infeccioso ou pela exposição prolongada a outros agentes inalados irritativos.
Ambas podem causar episódios de tosse, falta de ar e chiado no peito. O tratamento correto melhora a qualidade de vida e diminui o risco de novas crises.
Bronquiolite
Mais frequente nas estações do outono e inverno, a Bronquiolite é o primeiro episódio de sibilância (chiado) associado a uma infecção viral em crianças menores de 2 anos.
Terror dos pais na sazonalidade, a maioria dos quadros é leve, porém uma parcela pode evoluir com cansaço para respirar e necessidade de internação hospitalar.
Pneumonias repetidas são um motivo de alerta e devem sempre ser investigadas por um especialista.
Pneumonias
A pneumonia é uma doença de grande preocupação e razão para procura da emergência pediátrica. Podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos.
Seu diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico,
sendo a radiografia de tórax de grande ajuda em caso de dúvida, ou apenas para confirmação diagnóstica e acompanhamento de evolução clínica.
Rinite Alérgica
Costuma ter sintomas de espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz e no olho.
É considerada uma das doenças crônicas mais frequentes na faixa etária pediátrica e seu correto diagnóstico e tratamento traz grande impacto na melhora da qualidade de vida das crianças.
Displasia Broncopulmonar
Crianças que apresentam dependência de oxigênio por mais 28 dias tem o diagnóstico de displasia broncopulmonar.
A prematuridade é o maior fator de risco pois o pulmão imaturo é mais suscetível a infecções e pode necessitar de suporte com ventilação mecânica ou CPAP para seu desenvolvimento.
Lactente sibilante
Ou o famoso bebê chiador. São crianças de dois a três anos de idade que apresentam sibilância (chiado) persistente por pelo menos um mês ou, no mínimo, três episódios recorrentes de sibilância por pelo menos dois meses consecutivos.
pneumologia e pediatria
Veja também conteúdos sobre meus principais ramos de atendimento